quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PLATA QUEIMADA (Marcelo Piñeyro – 2000)



Baseado em fatos reais ocorridos em 1965 no cone sul, Plata Queimada conta a história onde um bando assalta um carro-forte em Buenos Aires, mata algumas pessoas, e acaba fugindo para Montevideo.


Buenos Aires, 1965. Uma quadrilha de delinqüentes profissionais se prepara para realizar um novo trabalho: roubar de um caminhão municipal milhões de pesos. Desde o começo, a sorte parece estar a seu lado: a indicação, os contatos políticos e policiais. Fontana, um perfeccionista que lidera o bando, elege "Cuervo" para o condutor do trabalho, "os gêmeos" como homens de ação, e "Nando" como contato político. Angel e Nene são "os gêmeos". O primeiro é culto e sedutor, já o outro é supersticioso e ouve vozes que o atormentam, arrastando-o à loucura. Se conheceram fazendo sexo no banheiro de uma estação ferroviária e desde então não se separaram.O ataque preciso e planejado termina em um banho de sangue onde Angel é gravemente ferido. Nene então decide não o abandonar e leva-o até o esconderijo onde deve enfrentar a fúria de Fontana. Porém, consegue convencê-lo de que haviam sido traídos: os policiais os esperavam no local do crime. Se haviam caído em uma armadilha, só há então uma saída: trair seus contatos e fugir do país com todo o dinheiro.A polícia os segue de perto porém quando chegam ao esconderijo, encontram somente Vivi, namorada de Cuervo. Ela sabe o novo destino do bando. No Uruguai, encontram-se com Losardo, o contato local encarregado de oferecer-lhes todo o necessário para chegar ao Brasil. Porém, a polícia já está a procura também em Montevidéo, obrigando-os a viverem encarcerados, sem mover-se ou fazer ruídos, como se estivesem mortos. Os documentos não chegam. A sensação de ter voltado à prisão termina por deixá-los desesperados, chegando a enfrentar as firmes limitações impostas por Fontana. Escapando de suas rédeas, buscam a noite de Montevidéo.Nesta primeira saída, Angel e Nene terminam separando-se por acaso. Desencontram-se. Nene adentra novamente o obscuro mundo homossexual dos bares, cinemas e banheiros. Angel fecha-se em si mesmo, distante do mundo e de Nene. As vozes interiores intensificam-se.Nene conhece Giselle, uma prostituta e descobre nesta uma outra saída para sua vida. Uma noite, de volta ao esconderijo, encontra Angel ferido. Resolve cuidar dele até que melhore. Tudo que Angel almeja é um passeio pela praia. O que parecia a mais inocente das fugas termina em escândalo. Contudo, quando ouvem tiros na praia, imediatamente escapam no automóvel conduzido por Cuervo. Nene volta com Giselle e descobre que ela está disposta a tudo para estar com ele. Comovido, compromete-se a fugir com ela.A polícia fecha ainda mais o cerco. Nando termina sendo descoberto. Losardo oferece a Fontana uma saída individual, e ele aceita. Agora Nene, Angel e Cuervo estão sós e devem abandonar o esconderijo.



Bom filme, vale a pena assistir, qualidade na representação, doação dos atores, um filme com história, diálogos em determinados momentos da trama que chega ser emocionante, pela profundidade do tema e pela condição humana das perssonagens. Aconselho, sem preconceitos!

Nenhum comentário: