quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O SAMBA E SANTA BARABARA

O mestre Dorival Caymmi (1914-2008) decretou que quem não gosta de samba bom sujeito não é. Então, se você não quer ficar mal na parada, prestigie a programação no Centro Histórico em celebração ao mais famoso ritmo brasileiro. O projeto Festas Populares da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado, promove shows gratuitos de vários artistas em homenagem ao Dia do Samba.


A festa será aberta às 16h, com o samba de roda do recôncavo dos grupos Partido Alto Brotou Samba e Samba de Roda Filhos de Nagô. Às 18h, no Largo do Pelourinho, o público poderá conferir a arte do compositor santo-amarense Roberto Mendes. A noite termina com apresentação dos grupos Bambeia e Batifun, a partir das 20h30, no mesmo local.


Para o compositor baiano Edil Pacheco, que há anos luta pelo fortalecimento do Dia do Samba, o gênero vive um ótimo momento em Salvador. “Agora, há uma reciprocidade do público para o samba como nunca houve. Ele tem ocupado mais espaço, tanto é que hoje vemos vários grupos tocando samba em diversos lugares da cidade”, afirma.


A celebração do Dia Nacional do Samba será em grande estilo na Praça Municipal (Centro Histórico). A partir das 19h, Edil Pacheco recebe convidados para um tributo a Noel Rosa.

Artistas como Ivan Lins, Jair Rodrigues e Nei Lopes se apresentam com Nelson Rufino, Walmir Lima, Neto Bala, Firmino de Itapuã, Claudete Macedo, Gal do Beco, Clécia Queiroz, Mariene de Castro e Paulinho Camafeu, entre outros, numa grande roda de samba que não tem hora para terminar.


Na quinta-feira, às 20h, acontecerá no Largo do Pelô o lançamento do primeiro álbum de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, gravado no TCA em 2008. Um pouco antes, às 18h, tem show da ótima intérprete paulista Fabiana Cozza.


Raios e trovões

A programação termina sexta-feira, 04/12, dia em que será celebrada a Festa de Santa Bárbara, madrinha do Corpo de Bombeiros, padroeira dos mercados e, no sincretismo religioso, Iansã, rainha dos raios e trovões. A festa será aberta com Alvorada de Fogos, às 5h30, no Centro Histórico. A partir das 10h30 sai a tradicional procissão que passa pelo Terreiro de Jesus e Baixa dos Sapateiros, onde é servido um grande caruru. Às 14h, as bandas Meninos do Pelô e Boiada Multicolor sobem ao palco no Largo do Pelourinho. Já no Largo Pedro Archanjo, às 18h, o sambista Walmir Lima apresenta seu show.



Destaques (Dia 2)

Roberto Mendes - O compositor se apresenta no Largo do Pelourinho, às 18h

Samba de Roda Urbano - O grupo fará seu show no mesmo local, às 20h

Grupo Bambeia - Também no Largo do Pelô, às 20h30

Grupo Batifun - Às 22h, no mesmo largo (todos os shows têm entrada franca)


Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário: